Profissional Autônomo ou Construtora, qual devo contratar?

Vamos falar aqui de uma das primeiras dúvidas, quando planejamos construir nossa casa na praia, contratar um pedreiro (autônomo) ou uma construtora?

Bom pessoal, construir uma casa não é um procedimento simples, por isso estudar essas duas possibilidades é muito importante para você fazer sua escolha certa, entender quais são as obrigações e responsabilidade de cada parte ajuda a facilitar este processo.

Depois que você já definiu seu projeto com o arquiteto ou engenheiro, estando com o alvará em mãos, (esse serviço solicitação de alvará e pagamento de taxas, também pode ser realizado arquiteto ou engenheiro), está tudo pronto para construir, é hora de buscar uma construtora ou um pedreiro autônomo para executar a obra.

Vale primeiro lembrar das obrigações e responsabilidade das partes. A parte contratante (dono da obra) ficará com a construção em seu nome, assim que o projeto foi aprovado pela prefeitura a mesma informa na Receita Federal sobre a construção, passando todas as características do projeto, tamanho metragem quadrada e padrão da construção, a Receita Federal terá as informações com o CPF do proprietário, podendo notifica-lo caso não regularize a obra após o término, ficando também toda a responsabilidade sobre o andamento da obra, acidentes de trabalho, questões fiscais e trabalhistas, a parte legal da obra, alvará taxas e a regularização, o fornecimento de material, e o acompanhamento da obra, sabemos que o ideal para um bom andamento é acompanhar a obra semanalmente, seguindo sempre o seu cronograma financeiro e físico.

Contratei um Profissional Autônomo:

Muito comum aqui em nossa região é a contratação de um profissional autônomo, para execução da obra, geralmente por indicação de amigo ou familiar que ele já tenha feito algum serviço, outro fator que faz muita gente optar por essa forma de serviço é a confiança, além do custo que muitas vezes é menor, comparada há uma construtora, por não ter encargos e obrigações jurídicas. Devemos sempre entender que a responsabilidade é sempre do contratante, sobre todo o serviço prestado na obra, fiscal e legal, além do fornecimento dos materiais par o andamento da obra.

Contratei uma Construtora:

Construir sua casa com uma construtora, é a outra opção, principalmente para quem não dispõem de muito tempo, pois a construtora faz todo o processo, desde a viabilização da obra nos órgãos competentes, instalações preliminares antes da obra preparação do solo, e o fornecimento de materiais. Outro fator importante que faz as pessoas optarem é a maior segurança, jurídica e fiscal, pois a mesma deve estar registrada e regularizada nos órgãos competentes, com um responsável técnico pela empresa devidamente registrado no CRE ou CAU. Vale lembrar que mesmo assim o contratante possui responsabilidade, fiscal e jurídica sobre a construção, pois o alvará e todas a taxas saem em nome do proprietário, porém, o mesmo terá um contrato para realizar esse serviço com a empresa.

Nas duas opções, o fator muito importante é as referências, para isso, o melhor é visitar algum serviço realizado pelo profissional que você esteja contratando, seja profissional autônomo ou construtora.

Nosso objetivo é esclarecer suas dúvidas, sobre qual a melhor decisão tomar quando pensamos em construir, afinal este é um passo muito importante e deve ser bem pensado. Apesar dos tramites e trabalhos, vale muito apena o esforço, pois ter uma casa na praia, onde você possa reunir as pessoas que amamos, é a melhor recompensa!!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *